O que é People Analytics?

Descubra neste artigo o significado do termo People Analytics e o quão importante são as medições para este assunto.

Desde a década de 70, os sistemas de apoio a tomada de decisão já vem ganhando força no mundo dos negócios e também com algumas aplicações voltadas a gestão de pessoas.

As nomenclaturas dadas a estes tipos de sistema vêm se modificando ao longo das décadas, muitas vezes simplesmente porque o mercado precisa reinventar seus produtos para conseguir vender mais, mas no fundo é a mesma problemática que estamos tratando.

O termo mais conhecido e difundido no mercado de hoje é o Business Intelligence.

O que é People Analytics?

People Analytics nada mais é do que um novo termo para a mesma ideia de cruzar dados de fontes diversas, porém agora aplicado para sustentar decisões estratégicas sobre pessoas, ou seja, é uma análise de dados aplicada à gestão de pessoas.

Ele nasceu com o objetivo de melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre a gestão de pessoas e ganhou a atenção dos profissionais de recursos humanos.

Por muitos anos líderes de RH, e de negócio, vem investindo em sistema de RH e não estão contentes com os resultados atingidos, mas o People Analytics está mudando o foco do RH para um foco no próprio negócio e tem mudado esta percepção.

É importante você entender que o People Analytics não é uma ferramenta, mas o uso de uma metodologia para guia-lo e ajuda-lo a analisar dados sobre pessoas.

Perguntas frequentes

Nos dias de hoje o People Analytics ainda é uma promessa e os profissionais de RH tem um monte de perguntas, tais como:

  • Como o People Analytics funciona?
  • Por onde devemos começar?
  • Como desenvolver um projeto de People Analytics na minha empresa?
  • Qual será o impacto na minha organização?
  • Esta abordagem transformará as pessoas em números?
  • Qual o real potencial do People Analytics para a minha empresa?
  • Ele é tão complexo quanto parece?

Nos próximos artigos da série sobre este tema você conseguirá obter as respostas para estas perguntas e conhecer mais do assunto.

Por que mensurar é tão importante para o People Analytics?

Para você se aprofundar em People Analytics é muito relevante você entender a importância de outro tema: medição.

Você com certeza já deve ter ouvido esta frase de Peter Drucker: “O que pode ser medido pode ser melhorado“.

Acredito que se ele estivesse falando sobre People Analytics ele diria que só conseguimos analisar aquilo que já foi medido.

Parece óbvia esta frase, mas nem sempre ela realmente é. Muitas vezes nos preocupamos demais com fazer uma análise e não lembramos que ainda não fizemos nenhuma medição para alimentar esta análise.

Por isso, mensurar tem se tornado uma prática cada vez mais frequente entre os profissionais de RH.

Seja porque a alta liderança está solicitando ou pelo desejo de tornar a área de RH mais estratégica na empresa.

A competência de análise está ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais de RH, o que já aconteceu em outras áreas como marketing, comunicação ou pesquisa & desenvolvimento, que também tinham que tratar de assuntos mais subjetivos.

As planilhas Excel já foram um dia uma ferramenta só da área financeira e hoje elas são utilizadas em todo o negócio. O People Analytics está se comportando de maneira muito similar. As empresas que estão adotando o People Analytics estão trazendo-o para o centro do seu negócio e usando-o para estruturar sua estratégia.

Portanto, para elevar o grau de maturidade na utilização do People Analytics dentro da área de gestão de pessoas é cada vez mais importante para os profissionais de RH se desenvolverem em habilidades para coleta de dados, tratamento e análise de informações, assim como ter ferramentas tecnológicas disponíveis para isto. O RH precisa mudar para esta nova direção!

Para ilustrar este fato, faço referência aos dados da 20ª Pesquisa Global com CEO´s, realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) em 2016. Os resultados desta pesquisa demonstram que mais de 50% dos CEO´s está repensando a função de RH em suas organizações.

Os CEO´s afirmam que eles não têm informações suficientes para melhorar a tomada de decisões relacionadas a alta rotatividade ou produtividade dos colaboradores. Eles dizem que é importante ter informações sobre o retorno do investimento em capital humano, mas eles acreditam que os dados e análises que recebem atualmente não são suficientemente abrangentes.

Essa é uma lacuna de informação precisa ser superada. O RH deve fornecer ao presidente informações simples de ler e que abordem as melhores práticas de mercado.

Estamos vivenciando a 4ª Revolução Industrial, onde o mundo dos negócios está sendo afetado profundamente pela tecnologia. São grandes transformações pelas quais temos passado.

E nesta revolução, onde está o People Analytics?

Leia os próximos artigos desta série para descobrir a resposta para esta pergunta.

Como um sistema de RH pode ajuda-lo com o processo de People Analytics?

Um ótimo sistema de RH, especializado em gestão de pessoas, ajudará você a conduzir melhor seu processo de tomada de decisão estratégica sobre pessoas, permitindo decisões mais rápidas e melhor fundamentadas em fatos do que somente em “feeling”.

As análises serão tão boas quanto mais confiáveis forem os dados fornecidos para análise. Um sistema de RH, tal como o Join RH da Linked RH, ajudará você a coletar e organizar todas as informações de uma forma útil para seu Big Data no RH e para as análises mais comuns do People Analytics, e quando chegar o momento você poderá utilizar estes dados para análises preditivas.

O sistema Join RH pode ajudá-lo a alcançar um alto nível de maturidade de aplicação do People Analytics e com a ajuda da Linked RH você poderá modelar cenários alcançando o nível mais sofisticado.

O que tudo isso gera para sua empresa?

Um sistema de RH que incorpora análises de People Analytics aumentará sua eficiência operacional, ajudará você a obter maior engajamento dos líderes, trará maior agilidade e guiará sua empresa para ter um RH mais estratégico.

Artigos da série sobre People Analytics

O que é People Analytics?

Como o Google ajudou o People Analytics a ganhar força

Por que o People Analytics é tão importante para gestão de pessoas e para o RH?

O que o Big Data no RH tem a ver com o People Analytics?

Como implementar o People Analytics no RH da sua empresa?

Cenário do People Analytics no Brasil

Casos de sucesso de aplicação do People Analytics

Para que as empresas mais estão utilizando o People Analytics?

People Analytics é aliado do RH e não inimigo

Ricardo Vignotto Lopez
Ricardo Vignotto Lopezhttp://www.linkedrh.com.br
Ricardo Vignotto, Mestre em Business Intelligence para Gestão de Pessoas, compartilha sua vivência e experiência através de consultoria, e-books, artigos, treinamentos e palestras para líderes de RH. Diretor da Linked RH e criador do software Join RH para gestão de pessoas.

Artigos relacionados